01/05/2024 14:58 | Saúde

Campanha Abril Verde é encerrada com ação de conscientização sobre segurança no trabalho

Iniciativa promovida pelo Cerest Regional marcou as ações do mês dedicado a evitar acidentes no ambiente laboral

Campanha Abril Verde foi encerrada em Santana do Ipanema com ação educativa voltada para prevenir acidentes de trabalho

Olival Santos / Ascom Sesau

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

O município de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, foi palco nesta terça-feira (30), de uma ação educativa em alusão ao Abril Verde, mês dedicado a conscientizar órgãos públicos, empresas e trabalhadores sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro. A ação, realizada na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade sertaneja, foi promovida pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional, em parceria com o centro estadual.

Durante o evento foi realizada uma palestra sobre segurança do trabalho para os servidores da SMS de Santana do Ipanema, a exemplo de agentes de endemias e técnicos de laboratório. Além da palestra, ao longo de todo o mês foram promovidas ações educativas e palestras sobre o tema abordado na campanha Abril Verde.

Segundo a coordenadora do Cerest de Santana do Ipanema, Caroline Gaia, a iniciativa foi importante pois levou o conhecimento de como estabelecer ambientes seguros para os trabalhadores. “O uso de EPIs [Equipamentos de Proteção Individual], a utilização de móveis adequados e um ambiente livre de assédios moral e sexual são essenciais para que o trabalhador possa exercer sua função de forma plena e em harmonia com sua saúde”, destacou a coordenadora.

Uma das palestrantes no evento, a enfermeira do trabalho Jotania Freitas ressaltou a importância da prevenção contra acidentes biológicos, que podem acontecer em unidades de saúde. “O profissional de saúde deve estar sempre em posse de seus equipamentos de proteção e atuar com técnica e cuidado para evitar esse tipo de acidente, que pode incapacitar ou até levar à morte”, lembrou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o cuidado com a saúde dos trabalhadores é uma condição primordial para a área de saúde. "Cuidar de quem cuida e garantir que os trabalhadores possam exercer sua missão em um ambiente seguro são compromissos fundamentais de nossa gestão, capitaneada pelo governador Paulo Dantas”, reforçou.